A razão do blog

Quanto mais me socializo, mais percebo a frequência com que certos termos e fatos são interpretados de maneira distorcida. O discernimento, a capacidade analítica e a opinião estruturada das pessoas estão em ruínas. Todos querem ter uma opinião na ponta-da-língua a respeito de tudo e essa flamejante vontade é igualmente proporcional à sua preguiça na busca de fontes e na construção de uma opinião sólida. O resultado disso são pessoas "emprestando" opiniões alheias e as adaptando como suas, criando uma rede de seres incapazes de discernir até mesmo entre coisas diminutas.

"Gutta Cavate" é uma adaptação ao termo, em latim, "gutta cavat lapidem" que significa literalmente "a gota que cava a pedra". Por aqui, a maior aproximação seria o ditado "água mole, pedra dura; tanto bate até que fura.". A analogia dá valor ao objetivo do blog, sendo meus pequenos textos como gotas perto da enorme rocha da ignorância.

O objetivo desse blog é, primeiramente, a quebra de paradigmas. De paradigmas que cravaram em muitas mentes e dão oportunidade a outros paradigmas errados. Os posts servirão como guias para os com pouca opinião própria, botando-os no rumo da racionalidade. Também será uma plataforme de debate com pessoas de opiniões firmes, desde que o princípio do "falar baseado em fatos" seja obedecido. Uma vez sendo naturalmente ofensivo, não me incomodo com ofensividade contrária, desde que tenha algum valor a ser creditado às minhas opiniões e informações úteis.

Este é um blog crítico e de opinião. Não tenho qualquer compromisso com a imparcialidade, todavia, separo os fatos crus da minha opinião pessoal. A interpretação é variável.